A EMPRESA DO BILIONÁRIO EIKE BATISTA CHAMOU O PELOTÃO DE CHOQUE PARA PRENDER ATIVISTAS.
No início da noite do dia 31 de agosto (quarta), em uma cena cinematográfica, o Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro – autorizado pelo governador Sérgio Cabral Filho, amigo pessoal de Eike Batista, invadiu a sede da OGX, no Rio e arrastou os ativistas do Greenpeace para o camburão.
Até jornalistas que cobriam a manifestação foram levados para a delegacia.
O protesto era pacífico, contra a exploração de petróleo e gás no santuário ecológico de Abrolhos, extremo sul da Bahia. Mas a OGX, de Eike Batista, reagiu com extrema violência.
Vestidos de baleias, os ativistas do Greenpeace se acorrentaram na entrada do edifício da empresa, no centro do Rio. O objetivo era obter um posicionamento definitivo dos executivos sobre a retirada de suas operações na região de Abrolhos.
Mas a empresa divulgou apenas um comunicado vago, que mostrou desconhecimento científico sobre o impacto que um vazamento pode causar no arquipélago.
Antes de chamar o Pelotão de Choque da PM, a OGX havia trancado os ativistas dentro da sua sede por cerca de nove horas, isolando o local com uma lona preta para evitar fotografias e filmagens.
A energia elétrica foi cortada e os ativistas ficaram todo o tempo sem acesso a água e alimentos.
O Greenpeace, em Nota, diz que “Se por um lado, ainda não conseguimos que a OGX deixasse Abrolhos, por outro, nossa mensagem correu o mundo. Não vamos desistir, mas sabemos que nossa pressão é apenas um pequeno passo para atingir este objetivo. O posicionamento público é fundamental para fazer as empresas tomarem uma atitude responsável”.
Ao todo, dez empresas estão autorizadas pelo governo brasileiro a explorar petróleo e gás em Abrolhos. O risco de um desastre ambiental é grande. Ambientalistas e diversos setores da sociedade civil organizada lutam pela preservação dessa riqueza natural.
O RECURSO NATURAL ESTA ACABANDO!!! QUERO VER SENHOR EIKE QUANTO VAI VALER SEU DINHEIRO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário